segunda-feira, 6 de abril de 2009

Segunda feira chuvosa



Existem coisas que associamos, mesmo sem saber o porque, com algum sentido próprio vindo do nada ou de algum pensamento disperso nas nossas mentes. Isso acontece comigo quando uma semana se inicia com a manhã da segunda feira chuvosa, caindo uma aguaceira enquanto as pessoas, mesmo que contra a vontade própria, tentam acordar cedo para encarar mais uma fatídica e rotineira semana.
Quando isso acontece, fico com a impressão de que a chuva vem para lavar a terra e a mente das pessoas das loucuras, sujeiras, e porque não, dos pecados cometidos nos dias anteriores. Penso que aquela água serve para lavar as ruas sujas onde casais loucos e embriagados cometeram atos libidinosos, penso que a água cai fria e cristalina daquelas nuvens com o intuito de limpar a mente das pessoas para alguma mudança que possa ser feita nas suas mentes a partir daquela manhã preguiçosa e fria, e que, assim como na virada do ano, pode-se repensar várias coisas dalí em diante, usando esse dia como um marco zero para iniciarem novos projetos e melhoras nos nossos universos particulares.
Então, ao me levantar fico vendo as pessoas com olhos de ressaca, cansadas e desesperançosas olhando para o nada, amaldiçoando o dia e rezando para que tudo aquilo passe logo. Vejo estudantes enfadados, mulheres e homens desgastados pelas horas de sono perdidas em algum lugar onde possam satisfazer seus desejos humanos e lascivos. Idosos sonolentos que certamente acordaram cedo para suas constantes visitas aos médicos e também pessoas que simplesmente estão ali sem dar a mínima importância para a chuva ou qualquer coisa que atrapalhe seu cotidiano. Sempre que chove acompanho esse espetáculo maravilhoso e contraditório da janela do meu quarto, como em um show de competições esportivas.
A mim, só resta ficar olhando para o céu confeitado com belas nuvens carregadas que despejam toda a sua água para lavar as nossas almas e refletir se realmente existe algo que eu possa fazer depois da tempestade que me atinge e tentar fazer algo para melhorar o meu dia.

Um comentário:

Patrícia disse...

Que lindo... Engraçado como as coisas podem ter valor e sentido diversos para cada um de nós. Adorei a sua percepção e significância atribuida a uma simples segunda feira chuvosa...