
Essa é a frase que eu ouço todas as vezes que estou conversando com alguém e digo que não gosto de ouvir as lamúrias piegas de Renato Russo e seus comparsas. E o pior é que ainda dizem "logo você que estuda letras...", o que é que tem a ver uma coisa com a outra? quer dizer que todas as pessoas que estudam letras tem que gostar de ouvir músicas com frases tiradas de livros de auto ajuda, sem coerência e ainda por sinal achar lindo e maravilhoso...estou ferrado mesmo...
Sinceramente, não sei o que as pessoas vêem naquele roquezinho aguado e tosco da legião urbana. Melodias altamente chatas e chupadas de bandas dos anos 80, como The Cure e The Smiths, com refrõezinhos grudentos pra adolecentezinho espinhento escrever na contracapa do caderno e tocar em luais pra tentar impressionar as garotas. Não que eu nunca tenha tocado em luais, mas sempre me neguei a tocar esse lixo (que é ridiculamente fácil de tocar), pelo simples motivo de achar um saco e não querer chamar a atenção de terceiros pelo fato de ter um gosto refinado e me sentir poeta por cantar canções de romântico fracassado e desiludido com o mundo.
Outra coisa, quem foi que disse que Renato Russo era poeta? que suas composições são verdadeira poesia musicada, como dizem os fieis seguidores da legião, os intitulados legionários? independente de quem tenha sido, essa pessoa nunca me mostrou um soneto escrito por esse cidadão tão idolatrado por simplismente falar de fossa de maneira brega e cafona no rock. Ainda mais aparece um miolo mole da vida como Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial (outra bosta!), dizendo que "Renato Russo será um Jim Morrison brasileiro, no futuro as suas letras serão estudadas por universitários e por estudantes de várias partes do mundo". Você não acha que exagerou um tanto quanto demais não meu caro?
O que importa é que na minha livre e expontânea opinião legião urbana é uma merda!!! Não tem quem me faça gostar dessa porcaria e ainda mais dizer que pelo fato de eu pertencer a um certo grupo, eu não tenha que ter personalidade e saia por aí ouvindo qualquer porcaria simplismente pra me achar "por dentro" e me dar ao direito de dizer que sou "inteligente" ou "interessante" por isso.
Inteligente? poético? então porque escrever coisas tão óbvias e incoerentes como essa estrofe aqui, que é parte de um dos maiores sucessos da banda:
"Quero colo!
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com vocês
Estou com medo
Tive um pesadelo
Só vou voltar
Depois das três..."
Lindo não? para um idiota que não presta atenção no que está cantando ou que acha que Zezé di Camargo e Luciano são a melhor coisa depois da coca cola talvez, mas como não é o caso...
Então queridos amigos legionários, quando eu disser que não ouço Legião Urbana, não fiquem abismados, guardem os vossos bom gosto e intelectualidades para vocês e deixem esse rapaz acéfalo e desinteressante pairar na própria ignorância ouvindo música besta e americana e vão cuidar das vossas vidas nos quintos dos infernos.
Um comentário:
Parabéns pelo seu belíssimo texto!
Postar um comentário