sexta-feira, 13 de março de 2009

Esse tal de Jack White


Jack White é um músico americano que ficou famoso com sua banda/duo The White stripes (junto com a baterista Meg White, que dizia ser sua irmâ, mas soube-se depois que eles são um casal divorciado), que conseguiu alcançar sucesso e respeito misturando blues, rock de garagem e country, numa divertida salada musical. No ano de 2001 a banda começa a ganhar notoriedade com o lançamento do álbum White Blood Cells e o video de fell in love with a girl (muito bom por sinal) estoura no mundo enteiro e perpetua o nome de Jack White como grande compositor e guitarrista. No ano de 2003, a dupla solta o álbum Elephant, que conseguiu ser mais aclamado e ter maior sucesso que o seu antecessor. O 1º single, Seven nation army, se tornou um sucesso nas rádios do mundo enteiro e chegou até a ser o hino da copa do mundo de 2006.
No mesmo ano, White forma paralelamente com uns amigos, outra banda chamada The Raconteurs, onde dispôe de uma sonoridade mais levada pro lado folk e expôe fortes influências de Beatles e Led Zeppelin. Jack alcança novamente o sucesso e sai em turnê com seu novo projeto, mas sem abandonar o White Stripes, que após o Elephant ainda lançou Get Behind me Satan (2005) e Icky Thump (2007), ambos com o mesmo sucesso de crítica e público que os anteriores. Ao interromper a turnê do White Stripes por causa da saúde de Meg, Jack se reune novamente com seus amigos e no dia 25 de março de 2008 lança Consoler Of The Lonely, segundo álbum de estúdio do Raconteurs, onde mostra um amadurecimento e uma diversificação maior perante seu antecessor.
Na semana passada, depois de quase um ano sem aparecer, Meg retorna com Jack no Late Night with Conan O'Brien, cantando we're going to be friends, com Meg tocando guitarra e fazendo backing vocals. Isso causou euforia nos fâs, que ficaram especulando sobre nova turnê e disco, mas Jack disse que ainda não tinha nada planejado.
Essa semana, o incansável Mr. White anunciou um novo projeto chamado The Dead Weather, dessa vez, junto com Alison Mosshart (The Kills), Jack Lawrence (The raconteurs) e Dean Fertita (Queens of The Stone Age), anunciando que em junho lançará o álbum Horehound e disponibilizando o single Hang You From the Heavens pela internet.
Jack White é um tipo de músico que eu realmente adimiro pelo fato de ter estilo e personalidade próprios, e criatividade de sobra para contribuir sempre para o rock1n roll com belas canções e bons discos, o que é marca registrada desse guitarrista americano.
Diferente de outros músicos da sua época, Jack merece o respeito e adimiração de todos que sabem apreciar uma boa música independente de estilo, classe ou idioma.
Nessa geração atual de músicos só consigo enxergar Jack White, Omar Rodriguez-Lopez (The mars volta) e Josh Homme (Queens of the stone age) como grandes compositores e autores de álbuns que se tornarão clássicos na posterioridade.
Longa vida a Jack e o seu raro talento, porque hoje em dia é muito difícil encontrarmos um nome que realmente valha a pena ser comentado ou se quer ser decorado.

Nenhum comentário: