O piriguetismo pode ser dito como a última moda comportamental da década de 2000. Mulheres de diversas classes sociais se comportam de forma um tanto quanto "atrevida", imitando e sendo fortalecidas por modelos de comportamento alimentados pela mídia.
Esse comportamento envolve uso de roupas com decotes generosos, deixando de forma intencional aparecerem partes do sutiâ, e etc; um jeito peculiar de andar rebolando para chamar a atenção de quem mais tiver por perto e um modo de agir meio que atirado demais perante a macharia.
Esse tipo de pose vem sendo fortemente prevalecido pela mídia, que além de lançar músicas machistas almentando o ego das madames mais levianas, ainda lançam em novelas personagens que traem maridos, "pegam geral", mais no final de tudo possuem um lado cômico e se tornam heroínas no final das contas.
Resultado disso: Garotas de 13, 14 anos que deveriam se impor como tal, se vestindo e andando igual ao que muitos chamam de "vagabundas", usando roupas curtíssimas e inadequadas para as suas idades, rebolando como nem toda adulta faz, usando modo de falar inadequado e agindo como se estivessem à caça de homens. Mentira? vide fotologs e orkuts de meninas dessa faixa etária (claro que não são todas!)e comprovem!
Diariamente a mídia nos presta um grande favor social, mas em muitos casos como esse ela age de forma errada, ao fazer apologia a certos comportamentos inadequados para as pessoas. Em um país onde a falta de educação e de conhecimento são tão acentuados, fica muito difícil para certas pessoas captar que uma cultura de massa esteja passando algo errado ou que não é um exemplo a ser seguido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário