Essa semana, durante uma ressaca de Carnaval, assisti a um programa na mtv (que ócio) onde o cantor Lobão dividia um luau com uma cantora com a qual não sei o nome, mas cantava muito bem e o grupo emo-pop fresno. Ao me deparar com uma inusitada (e nojenta) versão da canção me dê um motivo do cantor soul brasileiro Tim Maia, e senti uma imensa revolta em ver o esquisito vocalista da fresno (estava parecendo uma versão gls do Chico Xavier) agayzando essa bela canção tão conhecida pelo vozeirão rouco do seu intérprete original. Isso me revoltou tanto que resolvi "argumentar" sobre esses novos cantores chamados de emos, mas que não passam de umas bandinhas pop-rock (?) sem sal nem criatividade. Vamos a alguns dos principais casos dessa vergonhosa cena musical nacional.
1) Fresno:
Banda gaúcha formada em 1999 que produz um som fraco e redundante, mas que agrada a coraçõezinhos adolescentes apaixonados de pseudo roqueiros e pessoas que curtem qualquer tipo de música pop sem sentido. Com um visual que beira o bizarro, misturando tatuagens com cabelos e adereços emo (com um forte apelo pelo estilo), como óculos e roupas, conseguem deixar a banda mais bizarra ainda pela sua customização, misturada com a sonoridade chega a dar embrulhos estomacais nos admiradores de boa música.
2)Nx zero
Esse aqui é um dos casos mais grosseiros de aberrações musicais dos últimos tempos. Com um visual altamente emo e sem assumir tal alcunha, a banda consegue ser mais insossa que picolé de chuchu e mais sem graça que programas de tele vendas. Com um som que se não fosse pelo som das distorções das guitarras não teria diferença nenhuma com o pagode do exaltasamba ou o som da dupla Chitãzinho e Xororó (pelo apelo à fossa e o lugar comum das letras), acaba se tornando chato e enjoativo pela falta de criatividade dos músicos e pelo vocal choroso do vocalista Di Ferrero, seus compassas Ge, Dani, Fi e Caco (quantos apelidos meigos) não conseguem fazer um som forte e consistente, mais uma vez só agradando menininhas inocentes e frequentadoras de "orkontros" em praças de shoppings.
Tendo em vista esses dois exemplos, que a "madrinha" deles, a mtv Brasil, inventou de lançá-los juntos com outras belas chatisses num cd-dvd "mtv apresenta 5 bandas de rock", onde fazem parceria com o hateen (onde o líder é um trintão cantando musiquinhas para pirralhas), forfun (que a mtv vive querendo empurrar também) e moptop (uma cópia aguada dos americanos do The Strokes). Se você tiver tempo a perder e saco para ouvir (coisas que eu não tive), procure esse material e se deleite com a belíssima safra de bandas que o nosso país, que já teve os grandes Chico Science e Raul Seixas, se encontra.
Não se pode generalizar e dizer que a cena nacional inteira está uma droga, mais sim falar um pouco do que toma destaque hoje em dia graças às grandes gravadoras e emissoras de televisão. Se tivermos tempo e disposição podemos garimpar e encontrar milhares de bandas boas pelo nosso país que recebem pouco espaço na mídia mas esbanjam criatividade e atitude.
3 comentários:
Prof.. vc é ilarioo ...
Adorei seus conceitos sobre Nx e Fresno ...
kkkkkk.
Agora tou esperando sua visita la no meu BlogSpot, ok?
Bjjuhhh
T´dorü
NX e Fresno é bandinha de merda enlatada mesmo!
Moptop eu discordo de vc, escute direito, estão fazendo algo novo no Brasil e com qualidade.
Beijos!!
Ok querida...
Postar um comentário