
Muitas pessoas que se acham dignas de bom gosto consideram a década de 80 como a década perdida, alegando que naquele tempo nada era de "bom gosto" o de "qualidade". Esses intelectuais e especialistas alegam que tudo, da moda até a música, era de extremo mal gosto, levando em consideração o fato do exagero de cores, maquiagens e outros clichês como os desenhos animados e o pop sintetizado e meloso da época. Mas levando em consideração que toda década tem suas marcas e características (bem peculiares, por sinal), será que os anos 80 foeam tão ruins assim?
Se pararmos pra pensar que há 20 aons atrás as crianças ligavam a tv para assistir programas como Rá-tim-bum, Show da Xuxa, Alf- O Eteimoso (foto) e aqueles seriados japoneses como Jaspion e Jyraia, comparando com o que a garotada assiste hoje em dia (que não existe uma programação infantil de qualidade na tv), que são reality shows, malhação (com seu conteúdo altamente educativo) e programas de cunho adulto, acho que tinhamos uma infância bem mais saudável antigamente, sem falar que eu e a turma da minha idade não tinhamos como ídolos cantores pornográficos que exaltavam o erotismo (vide é o tchan, dos anos 90).
Continuando na música, vários artistas e bandas que faziam sucesso na mesma década estão de volta com discos e turnês de sucesso, como é o caso do Queen e de várias bandas de metal farofa, que contava com os maiores clichês da época, como maquiagem exagerada, ombreiras e baladas melosas, tipo motley crue, Van Halen, Bon Jovi e Twisted sister. Sinceramente, não sei se é a falta de novos artistas de qualidade ou se isso é só uma forma de contradizer os fulanos de bom gosto que metem o pau neles, mas há duas décadas choravam quando ouviam heaven de Bryan Adams ou qualquer balada do Roxette.
Na tv, na sessão da tarde (sim, um dia já prestou!) e no falecido cinema em casa passacam filmes como Os Goonies, Quero ser grande (um dos primeiros de Tom Hanks), Conta comigo, Mulher nota 1000, Bradock e outros que eram grandes sucessos da mesma época, sem falar nos seriados como Anos incríveis, Profissão perigo, Armação ilimitada e desenhos animados como Thundercats, transformers , Smurfs e He-man, que coincientemente estão sendo transformados em filmes nessa década.Esses sim, são clássicos imortalisados nes mentes dos antigos telespectadores que acompanharam também novelas de qualidade superior as atuais, como Tieta e Pantanal, que está sendo reprisada pelo SBT, que talvez seja o canal com a maior cara dos aons 80, ainda exibindo o Qual é a música.
O que quis mostrar nesses dois aspectos é simples: "Já que essa década é tão fútil e sem qualidade, porque será que estão reaproveitando tantas coisas dela?" Das últimas notícias que ouvi do mundo pop, uma delas dizia que vão fazer uma nova temporada do seriado Anos Incríveis e que farão longa metrágens dos thundercats, só pra citar como exemplo da qualidade e do bom gosto (sim), daquela década consaiderada perdida. Não sei se é pensamento precoce de velho, mas só quem viveu e curtiu aquela época de verdade sabe o que estou falando, afinal, você trocaria uma festa animada tocando Beto Barbosa e Kaoma por uma festinha tocando Calypso?
Cristiano Cabral Marques
Nenhum comentário:
Postar um comentário